Celebração do Matrimónio
Porquê casar na Igreja?
Esta é uma pergunta fundamental.
- Casar pela Igreja é, antes de mais, receber o carinho e o amor incondicional de Deus de uma maneira excepcional, ao que chamamos receber o sacramento do matrimónio.
- O casal torna-se, ainda mais consciente de que Deus está a seu lado, “para o que der e vier”, e que Ele fará tudo para que o casamento possa ser fonte de felicidade e alegria.
- O dia do casamento precisa ser um ponto de chegada e de partida para o casal.
- Ponto de chegada de uma relação que começou a ser construída, há tempo atrás. Relação de amizade dialogada, de conhecimento mútuo trabalhado, de caminhos discernidos também de oração que alimenta o caminhar, de sincronização de projetos, de desafios novos assumidos juntos.
- É, também, ponto de partida para a concretização desse mesmo sonho. Jesus faz-nos capazes de amar em todas as situações, mesmo quando as nossas forças se acabam e não podemos mais.
- Casar pela Igreja é saber que há que tentar amar mais, muito e sempre, mesmo quando os ventos são contrários. E, é saber que há que aprender, também, a deixar-se amar.
- Casar é, por isso, a confirmação de que a relação do casal é profundamente humana e divina. Assim, os noivos, ao casarem revelam que querem fazer parte de uma família que tem a Deus como Pai.
Cf. João Costa, FMVD, in Familiarmente Jornal Voz da Verdade, 11.01.2015
Questões práticas:
- No Cartório Paroquial deverá fazer a marcação da data da celebração e dar início ao processo religioso.
- Os noivos devem informar-se sobre as datas do Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM).
- Em qualquer Conservatória do Registo Civil peça um Certificado para Casamento na Igreja Católica. O certificado uma vez emitido tem validade para 6 meses. Terá de casar durante esse prazo.
- Os casamentos católicos têm efeitos no civil.A lei civil reconhece valor e eficácia de casamento ao matrimónio católico. Não pode haver casamento religioso sem o efeito no civil. Se o casal já se encontra casado no civil o casamento terá apenas efeitos religiosos.
- Documentos necessários para dar início ao Processo religioso:
- Se não está casado no civil, um Certificado para Casamento passado por uma qualquer Conservatória do Registo Civil.
- Fotocópia do cartão de cidadão do noivo e da noiva.
- Nomes, morada completa e estado civil das duas testemunhas do casamento e respetiva fotocópia do cartão do cidadão.
Deus, que criou o homem por amor, também o chamou ao amor, vocação fundamental e inata de todo o ser humano. Porque o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus que é amor (1 Jo 4, 8.16). Tendo-os Deus criado homem e mulher, o amor mútuo dos dois torna-se imagem do amor absoluto e indefectível com que Deus ama o homem. É bom, muito bom, aos olhos do Criador (101). E este amor, que Deus abençoa, está destinado a ser fecundo e a realizar-se na obra comum do cuidado da criação: «Deus abençoou-os e disse-lhes: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”» (Gn 1, 28). (Catecismo da Igreja Católica, 1604)
