Visitar

Explore connosco os monumentos religiosos de Coimbra, mergulhando na rica história e significado espiritual destes tesouros arquitetónicos que testemunham a tradição e devoção que moldaram a cidade ao longo dos séculos.

Igreja de Santa Cruz

Situado nas margens do Mondego, o Mosteiro de Santa Cruz é um dos mais antigos e importantes monumentos de Coimbra, fundado em 1131 pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho no exterior das muralhas que rodeavam a cidade.

Sé Velha de Coimbra

Apesar da sua longa história, não há notícia da catedral até à construção da Sé de Santa Maria de Coimbra, que teve início em 1164 por iniciativa do bispo D. Miguel Salomão. Esta foi consagrada em 1184, embora o resto do edifício ainda não estivesse terminado e, em 1185, ali foi coroado o segundo rei de Portugal, D. Sancho I.

Sé Nova

Próximo da Universidade de Coimbra, começou a ser construído em 1598 o Colégio das Onze Mil Virgens pela Companhia de Jesus, que estava instalada na cidade desde 1541. As obras desenvolveram-se com lentidão e a igreja apenas foi inaugurada em 1698.

Igreja de São Tiago

A sua sagração está documentada no ano de 1206, mas uma tradição situa-a no tempo de Fernando Magno de Leão que, ao retomar Coimbra aos mouros em 1064, terá fundado neste mesmo lugar um templo dedicado ao Apóstolo Santiago.

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

O Mosteiro de Santa Clara a Nova foi construído em 1649 na margem esquerda do Rio Mondego, destinado a acolher as Clarissas do Convento de Santa Clara a Nova, de acordo com o plano do engenheiro-mor do reino e professor da Universidade de Coimbra, Frei João Torriano.

Igreja de Santo António dos Olivais

A história da igreja de Santo António dos Olivais remonta ao século XIII quando D. Urraca, esposa do rei D. Afonso II, cedeu aos frades Franciscanos, acabados de chegar a Portugal, uma ermida que ali existia, dedicada a Santo Antão.

Mosteiro de Celas

Terá sido no ano de 1221 que D. Sancha, filha do rei D. Sancho I, fundou este convento que na época ficava localizada fora da cidade. Inicialmente era apenas uma igreja com um pequeno claustro rodeado de pequenas celas.

Seminário Maior de Coimbra

No Seminário Maior de Coimbra, até 2012, a formação eclesiástica fazia-se aqui em dois ciclos: Estudos Filosóficos (2 anos) e Estudos Teológicos (4 anos). Aqui funcionou o Instituto Superior de Estudos Teológicos (1971-2012) para a formação de seminaristas das dioceses de Coimbra, Aveiro, Leiria, Portalegre-Castelo Branco, Beja, Cabo Verde e Macau.

Memorial Irmã Lúcia

Com o objetivo de dar a conhecer melhor a vida da irmã Lúcia, especialmente enquanto Carmelita e de expor alguns dos seus objetos pessoais, o Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, criou um espaço expositivo, situado junto ao Carmelo, onde pode ver peças únicas do seu uso pessoal.

Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra

O Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra abriga um patrimônio singular, refletindo a rica história e cultura da cidade, em um espaço multifuncional.